Tempo de leitura: 3 minutos
O Bolsa Família é o programa de amparo social mais famoso do Governo Federal. São milhares de famílias em todo o Brasil que conseguem ter as suas condições mínimas de sobrevivência garantidas através desse benefício.
Sendo um programa que funciona com transferência direta de renda, em muitos casos podem acontecer alguns problemas com relação ao seu cadastro, o que pode acarretar em bloqueios e em outras complicações no momento de recebimento do seu benefício.
Para que isso não aconteça com você, nesse post ensinaremos como você pode resolver o problema do Bolsa Família Bloqueado!
Pronto para saber mais a respeito? Então continue lendo esse post e aprenda como desbloquear o seu Bolsa Família.
Bolsa Família bloqueado? Entenda o que aconteceu!
O bloqueio do Bolsa Família pode ocorrer por diversos motivos. Os problemas mais comuns envolvem a dificuldade para fazer a verificação dos dados do estudante e algum problema na averiguação da renda por membro familiar.
Dados equivocados no sistema do Bolsa Família também podem acarretar no bloqueio do recebimento do benefício.
Em muitos casos, esses problemas acontecem porque a família apresentou algum problema na hora de realizar o seu recadastramento. Com a falta da atualização das suas informações, pode ocorrer o impedimento para recebimentos futuros.
Para saber se você precisa efetuar o recadastramento ou não, basta ler o extrato do bolsa família. Famílias que precisam ter os seus dados atualizados são informadas no rodapé do extrato impresso do bolsa família a data limite para o procedimento.
É preciso levar os documentos de toda a sua família e uma conta que comprove a sua residência. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o número informado.
Como desbloquear o Bolsa família?
Para desbloquear o Bolsa Família, é preciso se dirigir ao setor responsável pelo benefício em seu município. Em capitais existem sedes específicas do Bolsa Família para atendimento. Se você mora em alguma cidade do interior, recomendamos que você tire a sua dúvida em alguma agência da caixa econômica ou na sua prefeitura.
Para as pessoas que tiveram o seu benefício bloqueado por erro nas informações do cadastro no sistema, é necessário que você entre com um recurso ao gestor municipal. Esse profissional poderá tirar todas as suas dúvidas para que esse procedimento seja realizado.
Neste documento, você informará o motivo da informação equivocada e irá solicitar a regularização do seu cadastro.
Para as pessoas que tiveram o seu cadastro bloqueado para averiguação, essas precisam entrar em contato diretamente com o Cadastro único, e em seguida esclarecer todas as questões referentes a comprovação da sua renda.
Mudanças de endereço não informadas também pode fazer com que o seu benefício seja bloqueado, portanto, procure um assistente social para solucionar o mais rápido possível o seu problema.
Como receber o benefício então?
Todos aqueles que conseguirem desbloquear o seu Bolsa Família irão receber os valores atrasados. Entretanto, a liberação desses fundos só fica disponível após 90 dias.
Para impedir que esses bloqueios ocorram, sempre pergunte e se mantenha em dia com as suas obrigações de cadastro. Os bloqueios podem ser evitados com um pouco de cuidado e com a antecedência da realização do cadastramento. Evite realizar a atualização das suas informações em cima da hora, previna-se ao invés de remediar.
Esse foi o nosso post de hoje sobre o Bolsa Família Bloqueado! Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar logo abaixo!
Leia Mais:
Como Funciona o Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 🙂