Tempo de leitura: 2 minutos
Com o Novo Sistema de Biometria, o Detran SP lança esse novo sistema de reconhecimento com o objetivo de reduzir e até mesmo eliminar as fraudes entre os candidatos e profissionais envolvidos nas aulas e avaliações médicas do sistema e-CNHsp, que é plataforma responsável pelas etapas do processo de habilitação.
Basta dar uma volta em qualquer cidade do Brasil que você logo já vai perceber um motorista fazendo barbeiragem, não é mesmo?! O grande problema não é somente em alertar a pessoa, mas sim mostrar ao infrator que o simples ato de dirigir sem saber as regras de trânsito e não estar habilitado adequadamente pode ocasionar acidentes muito graves e ainda tirar vidas de pessoas inocentes.
É uma pena, mas muitas pessoas só tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o famoso “jeitinho brasileiro”, trocando em miúdos, burlando o sistema literalmente. Foi com o intuito de combater essas irregularidades que o Detran SP criou nesse mês de setembro o novo sistema biométrico intitulado de “dedo vivo”.
Como Funciona o Novo Sistema de Biometria?
Esse novo aparelho batizado de “dedo vivo” será capaz de reconhecer o dedo humano, por meio da temperatura corporal e também das frequências cardíacas.
O antigo sistema biométrico foi lançado com o objetivo de controlar as faltas dos alunos das autoescolas nas aulas teóricas e práticas, bem como coibir as fraudes nos exames de avaliação, porém não foi bem assim. No momento em que os fraudadores descobriram a possibilidade de se usar dedos de silicone, o antigo sistema passou a ser totalmente ineficaz.
O novo sistema de biometria já poderá evitar as fraudes com os famosos dedos de silicone, que eram usados para registrar a chegada e a saída do aluno no sistema e-CNHsp. O novo aparelho deverá ser usado por todos os profissionais envolvidos no processo de habilitação desde instrutores, médicos e psicólogos credenciados no Detran SP.
Além de ler digitais, o aparelho vai verificar a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos e também a textura da pele. De acordo com os testes realizados com o novo dispositivo, os dedos de silicone deixaram de funcionar.
Leia Mais:
CNH Digital: Sua Carteira nacional de Habilitação Eletrônica!