Tempo de leitura: 3 minutos
O eSocial surgiu com o intuito de facilitar a vida de muitas pessoas, já que com um clique, é possível ter acesso aos dados trabalhistas de qualquer colaborador de uma determinada empresa. Mas, afinal, o que é eSocial e como funciona?
Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, então continue lendo esse post e confira todos os detalhes sobre o que é eSocial e como esse sistema funciona.
O que é eSocial?
O eSocial, para quem não conhece, é um projeto do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) que pretende substituir os momentos burocráticos de uma empresa.
Como o eSocial funciona?
Embora este sistema pareça ser complexo, o seu funcionamento é bem mais simples do que se pode imaginar. No banco de dados do eSocial, estarão presentes os documentos, nomes, tabelas de horários, cargos e salários, dos funcionários e também das empresas ativas.
Além disso, com esse projeto implantado, algumas obrigações trabalhistas serão substituídas como: RAIS, DIRF, CAGED e a SEFIP.
Mas, será que dará certo? Como vai funcionar? Vejamos quais podem ser os possíveis problemas com essa nova tecnologia.
Cadastros:
O sistema que receberá os arquivos do eSocial deverão fazer uma análise das informações básicas referentes aos colaboradores das empresas.
E caso haja alguma inconsistência ou erro nesses dados, poderá ocorrer o barramento da entrega do arquivo inicial, bem como dos arquivos tempestivos, inviabilizando o envio do restante das informações.
Para evitar que isso aconteça e acabe atrasando o envio das informações para o sistema do eSocial, o mais indicado é sempre verificar por meio de algum programa especifico, se os dados estão completos e são compatíveis com o que está sendo exigido pelo eSocial.
Horários, cargos e salários:
Muitas empresas não possuem uma tabela de horários para os seus funcionários. E isso se torna um problema, quando o eSocial identificar que alguns funcionários podem estar trabalhando contra a legislação trabalhista, ou seja, estão fazendo horários que não deveriam.
Até sobre salários. Às vezes, o funcionário pode estar cadastrado com um valor que ele não recebe mensalmente.
Esse tipo de problema pode ser considerado grave e para muitas empresas, afinal, o eSocial pode gerar várias ações trabalhistas, uma vez que os funcionários não estão trabalhando de acordo com a legislação.
Uma possível solução para isso, é que as empresas comecem a criar as suas tabelas de horários, cargos e salários para os seus colaboradores. Assim, eles não precisam se preocupar com ações e nem com erros, apontados pelo eSocial.
Atrasos:
Como esse banco de dados será administrado pelas empresas e pelos seus clientes, um possível atraso que pode ocorrer, são esses dados para o contador da empresa, por exemplo. Quem poderá controlar os dados como férias, demissões, admissões, faltas, justificativas, etc., é a própria empresa ou o colaborador.
E esses dados não chegam até o contador, a não ser que a própria empresa encaminhe-os direto para ele.
A empresa possui prazos para regularizar e pôr em dia as obrigações como manda a legislação. E é por isso, que esses atrasos podem ser ainda maiores com o uso do eSocial.
Mas, adequando-se a esse sistema e tomando os devidos cuidados, certamente as mudanças que ele pode proporcionar sem dúvida alguma irão otimizar as operações, especialmente no departamento de recursos humanos das empresas.
Agora você já sabe o que é eSocial e como funciona, certo?! 🙂
Leia Mais:
Como Fazer a Consulta do RG Online?
CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação!
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 🙂