Tempo de leitura: 3 minutos
O Governo Federal acaba de anunciar o lançamento da Carteira Digital de Estudante. Essa nova ferramenta promete dar mais praticidade para os estudantes.
Além disso, ela também visa combater fraudes como o pagamento de meia entrada sem a pessoa ser estudante. E nesse postado você vai conferir mais sobre essa novidade. Confira!!!
O que é Carteira Digital de Estudante?
A carteira digital de estudante foi criada pelo Governo Federal para o fornecimento de meia entrada para estudantes. Ela é uma versão eletrônica e padronizada da carteira de estudante já utilizada.
O grande diferencial da ferramenta é que ela permitirá a centralização de informações. Isso porque, ela será emitida através de um sistema unificado que terá todos os dados do aluno.
Como Funciona a Carteira Digital de Estudante?
A carteira digital de estudante, também conhecida como ID Estudantil, poderá ser acessada pelo aplicativo oficial lançado pelo Governo Federal. Por meio dela, o aluno poderá obter meia entrada em diferentes tipos de atividades culturais, tais como apresentações de teatro e shows.
Ela também concede meia entrada para cinemas.
Importante ressaltar que a carteira digital de estudante também terá uma versão física para os estudantes que não possuem smartphone ou acesso a internet. Mas ela também terá o mesmo padrão de layout da versão eletrônico.
Para obter a ID Estudantil, será necessário solicitar pelo Governo Federal, ou então fazer a solicitação na Caixa Econômica Federal. O Banco será responsável por emitir a versão física do documento de maneira totalmente gratuita.
A carteira digital de estudante é uma criação da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Um detalhe importante sobre essa novidade é que as entidades que já cobram pela emissão do documento poderão continuar a fazer isso.
A diferença é que agora existira uma carteira digital de estudante nacional.
Segundo o comunicado do governo federal, quem estuda no ensino superior poderá obter a ID Estudantil em até 90 dias após o serviço começar a ser oferecido (ele ainda está sendo colocado em prática, uma vez que necessita de um sistema de informações de estudantes universal).
Já quem estuda no ensino fundamental, médio, técnico e profissional, terá que esperar até 180 dias.
Saiba mais sobre a MP do Governo
A carteira digital de estudante foi criada através de uma Medida Provisória do governo. Ela foi criada justamente para auxiliar na redução de fraudes no uso do benefício de meia entrada.
É muito comum que pessoas utilizem carteiras falsas para conseguirem pagar meia entrada. Com a criação da ID Estudantil, esse tipo de fraude deve diminuir, já que obrigatoriamente a pessoa só conseguirá fazer o documento se seus dados estiverem no Sistema Educacional Brasileiro, que reunirá dados dos alunos como frequência e histórico escolar.
Inclusive, os estudantes que quiserem fazer o documento, precisarão obrigatoriamente conceder o acesso aos dados pessoais.
Quer ter a Carteira Digital de Estudante? Então não deixe de procurar pelo aplicativo na loja de aplicativos Google Play ou Apple Store.
Leia Mais:
Escola Virtual do Governo: O que é e Como Funciona?
Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais
Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂