Tempo de leitura: 3 minutos
Ganhar massa magra é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação. Afinal de contas, você precisa estimular o seu corpo a converter gordura em energia, ao mesmo tempo em que tonifica os músculos. Mas existe uma forma de fazer isso acontecer para que ganhe massa muscular mais facilmente, e ela se chama Ativação Muscular.
Através desse processo, é possível potencializar a tonificação e, ao mesmo tempo, trabalhar a resistência do seu corpo. Para fazer a Ativação Muscular, você precisa realizar um treino que combina diferentes exercícios, em uma ordem específica.
Quer saber mais sobre como fazer a ativação muscular e assim ficar com o corpo dos sonhos? Então continue lendo esse post e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Como fazer a Ativação Muscular?
A Ativação Muscular precisa ser realizada três vezes por semana, sendo que é necessário ter um dia de descanso entre cada treino. Esse dia de descanso é necessário para que os seus músculos se recuperem e a massa magra não seja afetada. Veja um exemplo abaixo:
Você deverá fazer duas séries, de seis a 12 repetições, em cada um dos exercícios. É importante descansar cerca de 60 segundos entre cada série, para que a sua pressão sanguínea não acabe caindo demais.
Além disso, não esqueça de alternar os exercícios de membros superiores e inferiores.
Três exercícios de Ativação Muscular que você precisa conhecer
Existem vários exercícios de ativação muscular. Cada um deles consegue trabalhar determinados membros e músculos. Abaixo nós indicamos algumas opções para você conhecer melhore esse treinamento.
Contudo, o ideal é que você fale com um profissional antes de iniciar a Ativação Muscular. Isso porque, apenas ele poderá avaliar as suas condições físicas, e indicar quais são os exercícios mais adequados.
Veja abaixo alguns exercícios:
1. Agachamento Zercher
Você precisará de uma barra de ferro para essa atividade. Posicione ela na dobra dos cotovelos e segure firme. Afaste os braços até eles ficarem na mesma largura dos ombros e alinhe os seus pés a cintura.
Agache até que os seus joelhos formem um ângulo de 90°, mas, sem ultrapassar as pontas dos pés.
Mantenha a coluna alinhada e depois suba.
2. Elevação do quadril com barra no chão
Para esse exercício de ativação muscular você também precisará de uma barra de ferro. Deite de costas no chão, de preferência sobre um colchonete. Apoie os pés no chão, deixando os joelhos dobrados, e posicione a barra de ferro no quadril.
Contra o tronco e eleve o seu quadril enquanto segura a barra. Fique alguns segundos no topo e depois desça de forma lenta.
3. Elevação lateral em posição curvada
Alinhe os seus pés aos ombros e dobre o seu tronco para frente. Segure um altere em cada mão, e deixe elas suspensas nas laterais, com as palmas viradas para as pernas.
Mantenha a coluna reta, de maneira que a coluna fique quase paralela ao chão. Levante os braços até a altura das costas e paralelos ao chão, mantendo os cotovelos semiflexionados.
Fique nessa posição por alguns segundos e depois retorne ao passo inicial.
Esses são apenas alguns exercícios de ativação muscular. Com uma boa rotina, e o acompanhamento de um profissional, você verá que será mais fácil ganhar massa muscular.
Quer mais dicas como essa? Clique aqui e veja dicas com especialista em ativação muscular máxima.