Tempo de leitura: 4 minutos
Você sabe o que é e como usar o Signal? Conheça um dos mais novos aplicativos que estão conquistando a confiança do usuário, além de se tornar popular ao redor do mundo.
O que é Signal?
O Signal Private Messenger é um aplicativo gratuito que rivaliza com o Whatsapp. Ele possui versões para Android, Iphone (iOS) e para computador. Como possui um poderoso sistema de proteção, esse mensageiro é reconhecidamente um dos mais seguros do planeta.
A criptografia desse aplicativo é feita em qualquer troca de textos, desde o início até o final da mensagem. O mesmo vale para envio de arquivos. Como possui código aberto, qualquer um pode fazer uma verificação de segurança nesse aplicativo.
A partir de 2017, o Signal disponibilizou para o público a opção de vídeo chamada, função que também é criptografada. Nos próximos parágrafos, aprenda como utilizar o Signal.
Como usar o Signal?
Confira a seguir o passo a passo para utilizar o aplicativo:
Cadastro do Signal:
1º Passo: instale o app através da plataforma Apple Store ou Play Store, e depois insira o número do seu telefone. Depois que fizer isso, o seu celular receberá um código em uma tela de verificação, digite-o. Se isso não funcionar, refaça o processo.
2º Passo: após executar a primeira etapa, autorize o Signal a fazer a busca de seus contatos.
Dessa forma, o aplicativo encontrará na sua lista de contatos pessoas que também usam o Signal. Após o fim da busca, os contatos serão exibidos na lista de conversas do aplicativo.
Organização de Grupos:
É possível configurar a lista de contatos de várias formas. Existe um menu com três pontos no canto superior da tela; ao clicar nele, será possível chamar seus amigos para o Signal e criar um grupo com todos eles.
Além disso, será possível acessar várias configurações do aplicativo. Veja alguns passos para a criação de grupos no Signal.
1º Passo: depois de entrar na opção “Novo grupo”, que fica no menu de três pontos na parte superior, o aplicativo te levará à tela “Novo Grupo”.
2º Passo:crie um nome para o grupo e escolha quais pessoas podem fazer parte dele. É possível buscar essas pessoas na lista de contatos ou simplesmente digitar os seus nomes. Se quiser procurar um contato, clique no sinal “+” que fica ao lado da opção “Adicionar membros”.
3º Passo:após a escolha dos membros, aperte o símbolo de confirmação na parte de cima da tela.
Uso do Chat:
O Chat do Signal é muito parecido com o de outros aplicativos de mensagem, inclusive o WhatsApp. Para conversar com alguém, digite o texto na caixa em que aparece a frase “Mensagem Signal”.
Assim como em seu rival, também é possível enviar áudios no Signal. Basta apertar o símbolo do microfone e, no momento em que estiver pressionando-o, dizer aquilo que deseja. Se quiser cancelar o que gravou, deslize o dedo na direção esquerda.
Caso queira fazer uma chamada de vídeo no Signal, aperte o ícone do telefone que fica na parte de cima da tela. O aplicativo pedirá permissão para acessar o seu microfone e a sua câmera.
Se quiser mudar a configuração de alguma conversa, entre no menu de três pontos que fica na parte superior da tela. Nesse menu, o histórico de conversas está disponível. Além disso, também é possível deixar alguma notificação silenciada.
==>> WhatsApp Seguro: Confira Dicas para Blindar o seu Perfil!
Um recurso interessante que o Signal oferece é o de “Mensagens efêmeras”. Com ele, é possível fazer com que as mensagens enviadas sumam após a visualização de seu destinatário.
Edição do Perfil:
Depois de fazer o cadastro no aplicativo, ele pede que você digite um nome de contato e adicione uma foto ao seu perfil. Vale lembrar que esses itens podem ser alterados posteriormente. Siga os passos abaixo:
1º Passo:para editar o seu perfil, abra o Signal e selecione o menu de três pontos. Em seguida, entre no menu “Configurações”.
2º Passo:na parte de cima do menu, clique em seu nome e na imagem do seu perfil. Depois disso, a tela “Informações do seu perfil”se abrirá. A partir desse momento, será possível mudar a imagem de visualização e o nome do seu perfil.
Leia Mais: