Tempo de leitura: 3 minutos
No post de hoje, nós falaremos o que é o Vale Gás ( ou “Gás dos Brasileiros”) e como ele funciona. Pronto para saber mais a respeito? Então continue lendo esse post e saiba tudo o que precisa sobre o programa Vale Gás.
O Vale Gás é mais uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida para contribuir com as pessoas menos favorecidas. Em conjunto com o Bolsa Família e com outros programas sociais, este benefício visa fornecer uma ajuda de custo para que as pessoas consigam obter o gás de cozinha tão necessário no dia a dia de forma gratuita.
Esse programa já existe há 17 anos, e desde a sua concepção milhares de famílias foram beneficiadas. Esse programa conseguiu evitar a desnutrição de centenas de pessoas que não tinham como comprar alguns dos produtos mais básicos para sobreviver.
Como o Vale Gás funciona?
O Vale Gás funciona em conjunto do Bolsa Família. Para ter acesso a esse benefício, é preciso estar cadastrado no Bolsa Família e é imprescindível que a pessoa já dependa desse benefício.
Os requisitos consistem em uma comprovação de renda que seja abaixo de 170 reais por indivíduo familiar. Famílias com gestantes, crianças ou adolescentes de até 17 anos também podem ingressar no Bolsa Família (desde que os critérios de renda individual sejam atingidos).
O cadastro deve ser realizado na prefeitura da sua cidade, e a família necessitada deve ingressar no CadÚnico do Governo Federal para poder terem a chance de conquistar o benefício.
Uma vez que a família é chamada e se encontra dentro dos critérios para o auxílio do Bolsa Família, ela passa a ter direito ao Vale Gás em conjunto com o Bolsa Família.
O Vale Gás ficou unificado após o mandato do ex-presidente Lula e atualmente o seu valor é de 35 reais para cada integrante familiar que esteja com 7 a 14 anos de idade. Entretanto, informamos que esse limite não pode ultrapassar os 175 reais mensais (ou seja, 5 crianças ou adolescentes).
Acima desse número de integrantes familiares, o governo não disponibilizará os 35 reais adicionais.
As divisões do Bolsa Família:
É importante mencionar que existem dois grandes grupos de divisão para os beneficiados do Bolsa Família. O primeiro grupo compreende-se como benefício básico, onde as famílias que estão em extrema pobreza são auxiliadas com até 85 reais por pessoa.
O segundo grupo, compreende-se como benefício variável. Esse grupo é destinado a famílias carentes, com gestantes, lactantes, crianças e adolescentes fazendo parte dessa família.
Essa categorização é realizada através do próprio cadastro único, e dependendo da sua situação os valores do benefício podem variar. Por essa razão, informamos que você procure a prefeitura mais próxima para conseguir tirar todas as suas dúvidas.
Para simplificar, para conseguir o Vale Gás basta estar cadastro no Bolsa Família. Se você nos critérios para receber o benefício do Bolsa Família, automaticamente você terá direito ao Vale Gás, que também será depositado mensalmente em sua conta bancária da Caixa Econômica.
Não deixe de procurar por auxílio em momentos de dificuldades financeiras, e caso você não tenha uma prefeitura próximo a sua residência, procure por uma agência da CAIXA e se informe com relação ao cadastro no Bolsa Família.
Portanto, esse foi o nosso conteúdo de hoje sobre o que é o Vale Gás e como ele funciona! Gostou do conteúdo? Compartilhe redes sociais e ajude a espalhar esse conteúdo na internet!
Leia Mais:
Como Funciona o Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 🙂