Tempo de leitura: 3 minutos
Usar o Google Maps é uma verdadeira mão na roda para os motoristas das grandes cidades, final o aplicativo ajuda a encontrar rotas para todos os lugares e até dá dicas de restaurantes, shows e eventos, por exemplo.
Mas, quem usa esse aplicativo nota rapidamente um consumo enorme de bateria. Isso acontece porque, para funcionar adequadamente, o Google Maps não precisa apenas “estar ligado”.
Quando você decide usar o Google Maps, ele segue procurando conexões de dados a todo o instante, para triangular as antenas e colocar o GPS para funcionar. Mas, e então, como utilizar o aplicativo sem acabar com a sua bateria? Seguindo as dicas que traremos aqui.
Veja agora Como usar o Google Maps de forma Econômica:
1 – Desativar o update automático de outros aplicativos
Quando você for usar o Google Maps e quiser economizar a bateria, uma dica muito útil é desativar as atualizações automáticas de outros aplicativos.
2 – Desligar o brilho automático da tela
A tela de um smartphone consome muita bateria. Por isso, quando for utilizar o aplicativo e quiser economizar, uma boa saída é desligar o brilho automático da tela.
3 – Desativar os dados em segundo plano
Enquanto estiver usando o aplicativo, desative o consumo de dados em segundo plano, para evitar que outros aplicativos consumam a bateria de seu smartphone.
==>> Como Usar o Google Maps Offline (Sem Internet)?
4 – Desligue a tela quando não estiver sendo usada
Quando usar o Google Maps e quiser economizar bateria, desligue a tela, ativando a função de navegação ativada por voz. Assim, você ouvirá os comandos, e não precisará visualizá-los na tela.
Leia Mais:
Truques para Usar o Google Maps!
Como Arquivar Fotos no Google Fotos?
Para usar essa opção, basta escolher a modalidade com som na tela de configuração de rota, assim a assistente de voz do aplicativo ditará todo o caminho. Caso selecione ser avisado apenas de alertas, os únicos avisos que serão dados são de problemas e perigos na rota.
5 – Usando a versão offline
Quem deseja economizar bastante bateria pode usar o Google Maps na versão offline. Aqui, o aplicativo não tem tantos recursos quanto sua versão online, porém ele permite que o usuário baixe toda a rota.
Entretanto, essa opção requer bastante espaço livre, pois um mapa baixado ocupa, em média, 300 mb da memória de seu aparelho.
6 – Usando a versão offline com o modo avião
Quem precisa usar o aplicativo e não pode carregar a bateria, pode utilizar a versão offline do Google Maps, com um mapa que tenha baixado anteriormente e, então, ativar a navegação em modo avião.
Porém, é importante saber que, nesse tipo de uso, não é possível obter os dados de trânsito, e a localização do motorista não ficará precisa, pois o aparelho não conseguirá acessar as redes WiFi.
7 – Mudar o modo de localização
Quem usa o Google Maps e precisa economizar a bateria pode mudar o modo de localização, retirando a precisão do aplicativo. Aqui, basta selecionar a opção de economia de bateria.
8 – Desligar o trânsito e o satélite
Outra forma de economia de bateria no aplicativo é desligar a função trânsito no aplicativo. Além de economizar dados móveis, essa opção ajudará a poupar bateria, já que o app não precisará se conectar a outros para solicitar os dados.
Conclusão:
Agora que você já sabe como usar o Google Maps de maneira econômica, tem mais uma opção além do famoso app Waze. Gostou do artigo? Compartilhe com todos as pessoas que você deseja! 🙂