Tempo de leitura: 4 minutos
As câmeras fotográficas são um dos itens que influenciam os consumidores na escolha dos celulares. Por isso se você gosta de capturar boas imagens precisa conhecer como funciona o modo HDR.
O que é HDR?
A sigla significa High Dynamic Range. Ou Alto Alcance Dinâmico traduzindo para o português.
O HDR foi acoplados às câmeras dos celulares para melhorar a qualidade das suas fotografias. Aprenda como usar corretamente e tire o melhor desse item que está à disposição nos melhores dispositivos.
Fique atento as dicas por que se você usá-lo de forma errada suas fotografias ficaram com ar artificial. Como se tivessem sido tratadas no Photoshop.
Como funciona o modo HDR?
Quando você tira uma fotografia com o modo HDR ativado, a câmera recolhe varias imagens ao mesmo tempo, com diferente tempo de exposição e iluminação.
O software da câmera une todas, geralmente três em uma única imagem. Preservando maiores detalhes do item fotografado.
O HDR instalado nos celulares facilita o trabalho. Pois antes disso, esse recurso estava disponível somente em programas de tratamento de imagens como o Photoshop. Mas era preciso capturar as imagens separadamente e transferi-las para um computador. Onde poderia ser feita a união das imagens.
Leia Mais:
Como Recuperar Arquivos Apagados no Android?
Como Instalar e Usar o Android no PC?
Como Transferir Dados do Android para Iphone?
Agora com essa opção nos smartphones você poderá capturar imagens com a qualidade superior e sem ter todo esse trabalho.
Quando você deve usar o HDR?
Use o HDR nas situações certas e você terá fotografias com ótima qualidade. Siga essas dicas para garantir bons resultados. E entender como funciona o modo HDR.
Paisagens panorâmicas
Em áreas muitos grandes de paisagem, há vários contrastes de luz e sombra, bem como diferentes incidências de luz. O modo HDR, consegue melhorar a qualidade por que em cada uma das imagens que ira sobrepor prioriza um tipo de luz preservando melhor os detalhe da imagem.
=>> Como Transformar seu Smartphone em um Android Go?
Retratos com luz solar
A luz é importante para ter boas imagens. Porém com a luz solar, os contrastes são muito exagerados. Em um ponto tem luz demais e em outro muita sombra. O modo HDR diminui essas discrepâncias e o resultado é a maior qualidade das fotografias.
Cena de baixa luminosidade e contra luz
O HDR equilibra a luz evitando que em alguns pontos fiquem iluminados demais enquanto em outros tenha ausência de luz. Em suma, diminui onde tem excesso de luz e acrescenta onde estava faltado. Conseguindo o equilíbrio da iluminação na imagem.
Mesmo com uma boa câmera nas mãos é preciso ter bom senso. Se a iluminação é totalmente inadequada, mesmo o HDR não consegue corrigir essa situação. É uma ótima ferramenta, mas não faz milagres.
Quando você não deve usar HDR
O HDR pode ser ótimo em situações especificas, mas em algumas este recurso não é indicado. Veja quais e por que.
Imagens em movimento
Como o HDR tira três fotografias com tempo de exposição diferentes e as sobrepõem. Um objeto em movimento tem mais chances de ter uma fotografia borrada e de baixa qualidade.
Cenas de altos contrastes
O HDR é ótimo para diminuir os contrastes, logo se você quer manter os altos contrastes da imagem esse recurso não é indicado. Pois vai diminuí- los e atrapalhar o seu propósito com a fotografia.
Cores muito vivas
Em alguns casos o HDR vai iluminar ainda mais as cores e torna-las mais vibrantes. Em outros pode deixar a cor sem vida. Se as cores já estão acesas demais o HDR pode realçar ainda mais as cores, o que não seria bom.
Quais celulares trazem o HDR como padrão?
Esse recurso é relativamente novo nos smartfones, mas você não terá dificuldades em encontra-los em alguns modelos intermediários e nos topos de linha principalmente nos lançamentos mais recentes.
O HDR não funciona bem em todos os modelos, nem todos cumprem o que se propõe. Então se for importante para você é melhor testá-los antes da compra.
Para os aparelhos que não tem a ferramenta de fábrica é possível usar aplicativos próprios para fotografia que disponibilizam o recurso.
E você, conhece o HDR, já usou? Divida sua experiência conosco. Deixe suas impressões nos comentários.
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest)