Tempo de leitura: 3 minutos
O Bolsa Escola é um auxílio criado pelo Governo Federal para amparar famílias que estão em um estado de pobreza. O principal objetivo dessa medida é garantir que crianças e adolescentes tenham melhores condições para seu estudo.
Ao todo, são milhares de famílias beneficiadas por esse programa que visa pelo menos diminuir as questões de desigualdade social, um marco negativo que afeta praticamente todas as cidades e estados do Brasil.
Ao longo desse post, nós falaremos como funciona o Bolsa Escola e como você pode se cadastrar para começar a receber seu benefício!
Ficou interessado e deseja saber mais sobre o Bolsa Escola? Então continue lendo esse post e confira!
Como Funciona o Bolsa Escola?
O bolsa escola é um benefício garantido somente para as famílias que recebem uma renda entre R$85 e R$170 reais por membro familiar. Portanto, somente as pessoas que apresentam uma renda mensal baixa e que vivem em situação de pobreza, é que tem direito a receber o Bolsa Escola.
Leia Mais:
Está com o Bolsa Família Bloqueado? Veja Aqui como Desbloquear!
Denúncia Bolsa Família: Veja como Proceder com o Uso Indevido
Fora o requisito financeiro, também é necessário que a família tenha em sua composição familiar uma criança ou adolescente que esteja devidamente matriculado em escola pública.
Não podemos deixar de mencionar que o valor do benefício é definido de acordo com a renda familiar, portanto, o auxílio pode variar de família para família.
As famílias que se encontrarem nesses requisitos poderão receber a ajuda de custo definida para a sua situação específica, mais abaixo, nós falaremos como você pode se cadastrar nesse programa!
Como se Cadastrar no Bolsa Escola?
Após o governo do ex-presidente Lula, todos os benefícios sociais ficaram vinculados ao Bolsa Família. Por essa razão, os interessados devem se cadastrar primeiramente no programa Bolsa Família, para ter a chance de receber o Bolsa Escola.
Os requisitos são praticamente os mesmos de qualquer outro programa do governo. Normalmente é necessário que a família interessada realize o seu cadastro no Cadastro Único para passar pela análise efetuada pelo governo. Os documentos necessários são:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Título de eleitor.
A comprovação de renda também será necessária durante o processo.
Uma das melhores maneiras de se cadastrar e de pedir por mais informações é se dirigindo a sua prefeitura mais próxima. Ao ser atendido por um assistente social, procure eliminar todas as suas questões sobre o cadastro.
Não se esqueça que todos os seus dados devem ser conferidos com atenção na hora do seu cadastro. Informações equivocadas podem causar o seu bloqueio ou suspensão no seu recebimento, tanto do Bolsa Família quanto do Bolsa Escola.
No geral, não existem dificuldades e basta seguir o atendimento fornecido para que você consiga participar da seleção do Governo. Caso você esteja dentro dos requisitos estabelecidos, você receberá uma ligação informando seus próximos passos.
Resumindo:
O Bolsa Escola é pago em conjunto com o Bolsa Família e a data de pagamento varia de acordo com a numeração do seu cartão. Visite o site da Caixa para mais informações a respeito do pagamento.
Esse foi o post de hoje sobre o Bolsa Escola! Esperamos que você tenha aprendido tudo o que você precisa saber sobre esse importante assunto! Gostou do post? Comente logo abaixo!
Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin) 🙂
Link permanente
Preciso desbloquear um beneficio do meu filho igor
Link permanente
Olá Ivanice! Informe-se em uma prefeitura mais próxima. Um abraço.
Link permanente
Preciso desbloquear um beneficio do meu filho igor
Link permanente
Olá Ivanice! Informe-se em uma prefeitura mais próxima. Um abraço.