Tempo de leitura: 3 minutos
O carregador de um smartphone é um dos itens mais importantes e que requer maior cuidado na hora da compra. Isso porque, para economizar, algumas pessoas acabam caindo na tentação e adquirem carregadores falsos de smartphone.
Além de prejudicar o funcionamento do aparelho, esses dispositivos podem trazer grandes perigos ao usuário, colocando inclusive sua vida em risco.
Mas, se você estiver diante de um carregador falso e outro verdadeiro, saberia distinguir entre um e outro? Se sua resposta for não, fique tranquilo.
Preparamos um texto com tudo o que você procurar para saber se aquele carregador que você vai comprar é original ou apenas uma cópia barata.
Como identificar carregadores carregadores falsos de smartphone ou “piratas”
Os carregadores falsos de smartphones têm algumas características que são bem fáceis de identificar, quando observamos com bastante atenção.
Por isso, na hora da compra, fuja de carregadores que apresentem as seguintes características: impressão torta, mal feita e apagada; mais leve que o produto original; cor amarelada onde a tonalidade deveria ser branca e não atende às funções descritas na embalagem.
Além disso, os carregadores falsos de smartphones, como os adquiridos em bancas nas ruas e calçadas, não costumam vir em caixas ou, quando vem, essas embalagens são mal cuidadas, ou cópias grosseiras das originais.
==>> Autonomia das Baterias de Smartphones: Estão Durando Mais ou Menos?
Esses dispositivos falsificados não possuem ainda quaisquer selos de identificação ou lacres, sua superfície plástica tem rebarbas e é mal feita ou.
Quando conectado no aparelho, o cabo fica frouxo e não se encaixa corretamente, prejudicando a carga de bateria.
Outro ponto importante que separa um carregador original de uma cópia é o preço. Enquanto o produto autorizado pelo fabricante costuma ser mais “salgado”, a opção genérica é bem mais barata, praticamente a metade do preço.
Quais os perigos de um carregador falso?
Utilizar carregadores falsos de smartphones podem trazer muitos perigos, tanto para quem usa como também para o bom funcionamento do aparelho. Conheça abaixo alguns dos riscos a que o usuário desse tipo de dispositivo está sujeito.
Risco de explosão e eletrocução
Por não serem testados e utilizarem produtos de menor qualidade, os carregadores falsos costumam trazer riscos à vida dos usuários. Os mais graves envolvem o perigo de explosão e de eletrocução.
Sim, você leu corretamente. Quem usa um carregador pirata pode levar um choque potente enquanto o aparelho estiver conectado à tomada. Esse carregador pode, ainda, explodir com a corrente recebida enquanto a carga é realizada.
Superaquecimento
O material barato utilizado nesses aparelhos leva, muitas vezes, ao superaquecimento do carregador. Esse calor excessivo pode causar queimaduras nos usuários ou, até mesmo, provocar incêndios, por conta de faíscas liberadas pelo aparelho durante seu uso.
Estragar o smartphone
Carregadores falsificados de smartphone pode, além de causar danos à sua casa ou à sua vida, colocar o funcionamento de seu telefone em risco.
Isso acontece porque, caso o aparelho esteja conectado à tomada e haja uma sobrecarga de tensão, o aparelho pode pegar fogo, pois o carregador não possui o fusível, presente nos originais, que interrompe a carga nestes episódios.
Conclusão:
Agora que você já sabe como Identificar os Carregadores Falsos de Smartphone, fique sempre atento as possíveis consequências de uma “economia”.
Leia Mais:
Como Transformar seu Smartphone em um Android Go?