Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de ser uma área em crescimento, muitas pessoas não sabem o que é Biotecnologia. Esse segmento tem sido útil para vários aspectos da sociedade, desde o desenvolvimento do agronegócio, até os avanços da medicina.
Nesse artigo, você entenderá melhor o que a Biotecnologia estuda e que tipo de soluções ela desenvolve.
Confira!
O que é Biotecnologia?
Antes de explicar o que essa área desenvolve, vamos deixar claro o que é Biotecnologia.
A Biotecnologia nada mais é do que um conjunto de conhecimentos que visa utilizar agentes biológicos, como células, moléculas e até mesmo bactérias para obter modificações produtivas.
O que a biotecnologia estuda?
A biotecnologia engloba uma série de áreas estudos. Na ciência básica, por exemplo, ela abrange desde genética até a microbiologia. Na ciência aplicada, ela também estuda técnicas biológicas e químicas.
Ela ainda engloba áreas de tecnologia, como a robótica e até mesmo o controle de processos.
O que a biotecnologia desenvolve?
Agora que você já sabe o que é Biotecnologia, vamos falar sobre o tipo de inovação que essa área desenvolve. Esse conjunto de conhecimento pode desenvolver inovações em vários segmentos produtivos na sociedade.
Dentro do setor de saúde, por exemplo, ela auxilia no desenvolvimento de medicamentos, como vacinas, antibióticos e tratamentos. Isso porque, ela estuda justamente a modificação de agentes biológicos para obter determinados resultados, incluindo a prevenção e tratamento de doenças.
Leia Mais:
Dentro do segmento de meio ambiente, a biotecnologia também é útil. Ela desenvolve soluções que visem remediar o consumo de recursos naturais e até mesmo recuperar danos causados ao meio-ambiente.
É possível utilizar agentes biológicos, por exemplo, para realizar o tratamento de esgoto ou até mesmo a purificação da água. Quando falamos do o que é Biotecnologia, um dos setores mais famosos que utiliza esse conjunto de conhecimentos é o agronegócio.
Dentro desse segmento, a aplicação dessas inovações envolve:
- 1 – Desenvolvimento de pesticidas menos agressivos;
- 2 – Criação de plantas com novas propriedades ou resistentes a pragas;
- 3 – Aumento da produtividade em safras;
4 – Os transgênicos, por exemplo, representam um dos frutos da biotecnologia. Isso porque, a cada ano que passa, novas soluções são encontradas para melhorar os benefícios desses produtos, bem como a qualidade de vida das pessoas que o consumem.
Consequentemente, esse conjunto de conhecimentos também está atrelado a alimentação das pessoas.
Biotecnologia na melhoria de alimentos
A biotecnologia é utilizada para melhorar os alimentos que temos na nossa mesa no dia a dia, tornando eles mais nutritivos e com mais benefícios.
No Brasil, o desenvolvimento dessa área tem crescido expressivamente. Tanto na questão de produção de bens e serviços como na parte de conhecimento.
Para se ter uma ideia, segundo o último Brazil Biotech Map (2011), onze dos 27 Estados brasileiros possuíam empresas de biotecnologia. Além disso, a maioria delas se localizava em São Paulo.
Saber o que é biotecnologia é importante no sentindo de entender como ela empregada no nosso dia a dia. Mais do que isso, para vislumbrar as oportunidades que ela oferece.
Gostou desse post? Então comente abaixo e nos diga o que você achou da Biotecnologia e suas funcionalidades.
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest)
Link permanente
Bom por demais embora se tenha informações sobre o tema sempre é bom saber e se atualizar sobre assuntos variados.
Link permanente
Bom por demais embora se tenha informações sobre o tema sempre é bom saber e se atualizar sobre assuntos variados.