Tempo de leitura: 4 minutos
A partir de agora, a situação de municípios que não possuem conectividade no Brasil mudará com a chegada do programa Internet para Todos. Além de democratizar o acesso a internet, o projeto oferecerá inúmeras oportunidades de crescimento a diversos segmentos do mercado, desde a agricultura até o estudante de escola pública em áreas periféricas.
O programa foi apresentado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) , Gilberto Kassab quer tem como objetivo distribuir a banda larga para escolas, hospitais e demais localidades onde esse tipo de tecnologia ainda chegou.
O que é o Programa Internet para Todos?
Conforme falado anteriormente, é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que propõe oferecer o acesso a internet de banda larga a todo o território nacional, com investimento estimado em R$ 3 bilhões de reais onde um satélite vai permitir levar conectividade a todas os locais do Brasil. O programa iniciou-se em maio do ano passado, com o lançamento desse Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que possui vida útil de 18 anos.
Para participar do programa, primeiramente os municípios devem assinar um convênio com o governo federal e um segundo momento, e de acordo com estimativas do Governo Federal, cerca de 200 antenas serão instaladas gratuitamente por dia nas regiões sem conectividade, para levar o sinal da internet em um raio de até 2 quilômetros.
Como funciona o Programa Internet para Todos?
De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab, é importante deixar claro que o programa Internet para Todos não oferecerá conexão de internet gratuita para a população, mas a preços reduzidos. Escolas, hospitais, e outros espaços públicos terão acesso gratuito, através de convênios estabelecidos.
Para Gilberto Kassab, a acessibilidade a banda larga nas áreas rurais irá melhorar a eficiência da produção rural e ele diz que estão preparados para levar conectividade a qualquer canto do país.
Em São Paulo:
Recentemente, o ministro esteve na capital São Paulo para assinar o termo de adesão da cidade no programa Internet para Todos, e a idéia inicial na metrópole é
de implementar o programa em regiões periféricas. Segundo a prefeitura, o programa vai oferecer conexão a preços reduzidos, pois as empresas credenciadas terão isenções de impostos. Dessa maneira, a população que mora nesses locais terá acesso a planos de internet mais baratos.
São Paulo também planeja ampliar os pontos de internet gratuitos que estão espalhados na cidade, que atualmente são 120. A objetivo é de levar o programa a locais como bibliotecas, centros esportivos, pontos turísticos e Unidades Básicas de Saúde, além dos parques e praças.
Convênios:
O primeiro convênio com o programa Internet para Todos firmado foi com o Ministério da Defesa que visa a utilização de 30% da capacidade do satélite, para que seja usada pelas Forças Armadas no monitoramento das fronteiras brasileiras. O objetivo principal é combater o o tráfico de drogas e o contrabando.
O segundo convênio foi firmado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Telebras com o Ministério da Educação para levar banda larga as escolas públicas de todo o país. De acordo com o ministro Kassab, serão instalados em mais de 7 mil pontos, pois em 2018 o MEC já contratou e pagou antecipadamente.
O terceiro convênio será firmado com o Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar o acesso dos equipamentos utilizados na área da saúde em mais de 15 mil pontos em hospitais e postos de saúde. Um exemplo do acesso a conectividade será do diagnóstico de um paciente, que poderá ser feito até mesmo remotamente.
Conclusão:
O intuito do programa Internet para Todos é a inclusão digital de todo o pais que seja por posição econômica ou por não acesso a serviços de internet em sua região, não conseguem contratar serviços de internet de banda larga.
Até então isso não existia, portanto a partir de agora toda a população que possui um telefone celular, smartphone, notebook e queira navegar na internet terá possibilidade, conforme a implementação do projeto.
Agora que você já sabe o que é o Programa Internet para Todos e como ele funciona, fique atento as notícias de seu município sobre as instalações e ativações do serviço em sua cidade, caso você ainda não tenha acesso a banda larga!
Leia Mais:
Como Aumentar o Sinal Wireless de Internet?
7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet!
Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin)!