Tempo de leitura: 5 minutos
Auto-sabotagem, você com certeza já ouviu essa palavra em algum lugar, não só ouviu como também já sofreu com ela.
Todos nós em algum momento de nossas vidas já nos auto-sabotamos, seja por procrastinação, preguiça ou medo de sair da zona de conforto.
A auto-sabotagem pode acontecer de forma involuntária, ou seja, você pode estar se sabotando e nem perceber que isso está acontecendo. [Veja aqui: Pessoas Eficazes e o Poder do Foco]
Nesse post, vou explicar para você como ela se desenvolve em nossas vidas e como vencer a auto-sabotagem e ser mais produtivo.
A Auto-Sabotagem é um Fruto de Crenças Limitantes
Crenças limitantes são resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. No momento que nos identificamos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas. Elas colaboram muito para o desenvolvimento da auto-sabotagem.
As crenças limitantes impedem nosso progressos, no âmbito social e profissional, e são correntes que nos mantém estáticos, ou seja, uma forma de sabotagem.
Para que você entenda o que eu estou dizendo vou te dar alguns exemplos de como suas crenças limitantes se convertem em uma forma de auto-sabotagem:
Imagine uma pessoa que cresceu com a ideia de que quem é rico é mau, que elas ganharam muito dinheiro de forma desonesta, que o dinheiro é sujo, e vários outros jargões e crenças negativas em relação ao dinheiro.
Se essa pessoa, em algum momento pensar em ser rica financeiramente, vai logo absorver a crença de que ser rico é ruim e indiretamente (ou diretamente) essa pessoa desistirá da ideia, ou seja, a sua crença limitante sabotou sua ideia de riqueza.
Imagine também uma pessoa que quer ter um negócio próprio, mas na hora de agir vem aquele pensamento em sua mente: ‘’Estamos em crise, será muito difícil no início, você vai perder dinheiro, não entre nessa agora.’’
A pessoa até quer mudar, mas sua crença limitante a impede de seguir em frente.
Se você tem um objetivo, algo que você sente que vai dar certo vá em frente e arrisque! Se surgirem dúvidas ou medo, são suas crenças que estão te sabotando.
Viu só como a auto-sabotagem está diretamente ligada às crenças limitantes? Pare e reflita, quais são as crenças que impedem você de dar o próximo passo rumo a seus objetivos?
Quando descobrir essas crenças descobrirá também o que está te sabotando.
Tudo Depende Somente da Gente!
Você compreendeu que nossos medos, crenças e procrastinação são fatores que contribuem para a auto-sabotagem, porém, esse panorama pode ser mudado.
A vantagem é que essa mudança só depende de uma única pessoa: VOCÊ!
Sim, você é o único (a) que pode parar de se sabotar. Você precisa analisar o que você está fazendo de errado e encontrar um meio de se reorganizar.
E o importante! DEVE QUEBRAR A BARREIRA DO MEDO E DESENVOLVER O HÁBITO DE ARRISCAR!
Mude hábitos, saia da zona de conforto e mãos à obra, compreenda de uma vez por todas que nada mudará se você não mudar.
Logo abaixo daremos três dicas para vencer a auto-sabotagem:
- Escreva tudo no papel: Ideias importantes vão para o papel. Essa dica é importante para pessoas que tem dificuldade em se organizar.
- Organize-se: A falta de organização é uma forma de auto-sabotagem, pois, você fica tão confuso por não saber o que fazer primeiro que acaba desanimando e não fazendo nada.
Por isso colocar no papel suas obrigações é interessante, pois o ato de escrever, estimula o comprometimento consigo mesmo, funciona quase com um contrato, se você assinou tem que cumprir.
Todos os dias antes de dormir, escreva 5 coisas para fazer no dia seguinte e estabeleça prazos para conclusão. Uma urgente, duas importantes e duas simples e assine embaixo da folha.
Isso vai fazer com que seu subconsciente trabalhe com essa ideia durante o sono e quando você acordar vai se sentir obrigado a fazer aquilo que escreveu, faça o teste!
- Acorde mais cedo: Essa é para aquelas pessoas que julgam não ter tempo para realizar suas tarefas e objetivos durante o dia.
O ato de acordar uma hora mais cedo é importante em dois fatores:
1° Fator: Você vai ter uma hora a mais para empregar suas tarefas e sugiro que você aproveite essa hora para resolver tarefas simples, como responder e-mails por exemplo.
As tarefas simples, por serem simples, podem gerar um relaxo de nossa parte, pois são tão fáceis de realizar que podemos pensar assim: ISSO É TÃO FÁCIL, DEPOIS EU FAÇO! Você enrola e enrola e quando se dá conta essa tarefa simples está atrapalhando você de fazer as tarefas difíceis, por isso, elimine-as o mais rápido que puder.
2° Fator: Quando você acorda uma hora mais cedo, é bem provável que as outras pessoas que moram com você ainda estejam dormindo, isso é importante, pois, você terá o silêncio para fazer suas tarefas e obrigações com mais calma e sabedoria. Assim poderá desenvolver suas atividades sem estresse e interrupções.
Siga essas dicas e você saberá como vencer a auto-sabotagem e ser mais produtivoA partir do momento que você colocar seus sonhos e objetivos como escudo, não existem crenças ou empecilhos que impeçam a sua vitória. 🙂