Tempo de leitura: 3 minutos
Trata-se um site focado em vídeos (assim como o rival YouTube), mas que se caracteriza pela adoção de marca registrada da liberdade de expressão e pouco esforço para controlar o conteúdo.
Existem diversas personalidades que fazem essa migração, como Donald Trump, o ex-presidente americano que costuma se envolver em muitas polêmicas. Mas como exatamente funciona esse tipo de estrondo? E que risco isso representa para o YouTube?
O que é Rumble?
Como explicado anteriormente, Rumble é uma plataforma de vídeo muito semelhante ao YouTube. Sua interface de usuário é um pouco semelhante à do concorrente, com o conteúdo sendo destacado por imagens e títulos. No entanto, há uma organização mais consciente de jogos que focam em temas específicos como notícias, entretenimento, podcasts, ciência e esportes.
História of Rumble
A plataforma de vídeo foi fundada em 2013 pelo canadense Chris Pavlovski . Como ex-funcionário da Microsoft, o programador tinha o desejo de criar um site de vídeo que suportasse opiniões diversas, expressão autêntica e diálogo aberto.
A tradução da palavra rumble é explosão ou estrondo, mas também pode ser usado como algo relacionado a um boato, buzz ou expectativa. Esse segundo significado da palavra talvez seja o mais associado à plataforma, embora sua existência tenha um grande impacto no mercado, principalmente em épocas de campanhas eleitorais.
Segundo dados de dezembro de 2021, Rumble tem cerca de 36 milhões de usuários mensais. Este é um número relevante de pessoas, mas certamente uma pequena fração do que o YouTube tem atualmente (1,7 bilhão de usuários todos os meses). Até o Vimeo tem um público significativamente maior, com 230 milhões de usuários mensais.
Rumble no Brazil
O Rumble não tem representação oficial no Brasil, pelo menos por enquanto. No início de março, a conta oficial da empresa postou o tweet mencionado acima expressando interesse em iniciar as operações aqui. No entanto, pouco se sabe sobre os planos da plataforma em nossa área.
O site pode ser visitado normalmente no Brasil e seus vídeos podem ser consumidos livremente. No entanto, há poucos brasileiros na plataforma, que já inclui o canal Monark.
Posicionamento Rumble
Desde sua criação, Pavlovski diz que Rumble é uma plataforma que trabalha contra a cultura do cancelamento e um espaço aberto é imune à troca de todo tipo de idéias. O site possui normas e políticas internas que proíbem a publicação de determinados tipos de conteúdo, como B. difamatório, pornográfico, odioso ou incitador à violência. No entanto, não há explicação sobre como essas políticas são aplicadas.
Por causa de sua postura, o Rumble até ganhou o apelido de liberal YouTube por sua promessa de não interferir na distribuição de conteúdo até que as regras sejam quebradas . No entanto, esta é uma discussão ampla e extremamente controversa, pois o caso Monark mostrou que a distinção entre liberdade de expressão e preconceito, racismo e outros crimes está sendo borrada.
Que personalidades usam o Rumble?
Um dos nomes mais importantes do Rumble é o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O bilionário publica vídeos na plataforma todas as semanas, nos quais se concentra particularmente em reuniões com seus eleitores e apoiadores de campanha, além de trechos de seus discursos políticos. Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, também posta vídeos com o mesmo conteúdo.
Outro nome significativo na plataforma é Russell Brand, comediante e ator que tem um podcast no Rumble. Embora no passado se identificasse como uma figura de esquerda, hoje atua no que poderíamos chamar de direita conspiratória, principalmente por seus vídeos que falam sobre um suposto plano de dominação global por grandes organizações e o conteúdo de negação é citado em conexão com a vacina contra o Covid-19.