Tempo de leitura: 4 minutos
Antes de acessar um site para fazer buscas ou até mesmo compras, é muito importante certificar que o mesmo seja de confiança. Alguns passos são fundamentais para não cair em sites enganosos.
Como descobrir se um site é confiável ou suspeito?
– Dica 1
A primeira dica que damos para descobrir se um site é confiável é não acessar todos os sites que venham a aparecer na sua frente; não seja tão curioso, clicando em tudo que vê. Talvez esses links podem redirecionar você para uma página maliciosa ou o site pode ser perigoso até para o seu computador.
Em caso de dúvida digite na aba de navegação o endereço do site, fique atento para ver se o site que abriu corresponde ao endereço digitado, se o site for clonado, o acesso pode ser redirecionado para uma página falsa, que se assemelha com o endereço buscado originalmente. Desconfie de propagandas enganosas, que ofereçam promoções espalhafatosas.
==>> O que é e como configurar o Google Assistente?
Sites de conteúdo pirata muitas vezes são propícios a golpes, sequestro de informações e roubos e sem falar que pode ser prejudicial para sua máquina, computador, notebook ou outro aparelho, pois são infestados de vírus, então evite esse tipo de conteúdo.
– Dica 2
A segunda dica é pesquisar sobre se o site tem uma boa reputação. Comentários de outros usuários são de fundamental importância. A busca pode ser feita da seguinte maneira: digite o nome do site sem o prefixo “http://”. Em sites de defesa do consumidor também é fácil encontrar informações como essa, de eventuais reclamações, no reclame aqui por exemplo. Uma excelente estratégia para certificar se uma página de confiança é olhar a URL, o endereço de Internet. Não confie em páginas onde se nota erros de ortografia no nome das lojas, ou inclusive sufixos que extrapolam o comum.
– Dica 3
Nossa terceira dica é verificar o certificado do site. Sites de confiança possuem certificados de segurança, certificados esses emitidos por organizações ligadas a rede de informações, como por exemplo, a Global Sign, Certisign entre outras. Alguns sites colocam certificados falsos.
Google Family Link App: O que é e Como Funciona?
Google Keep: O que é e Como Usar?
Como Limpar o Histórico de Pesquisa Google no Smartphone ou PC?
Para conferir se os certificados são falsos, você clica em cima da imagem, se a mesma for verdadeira, você será redirecionado para o site da organização; certifique também a validade do certificado. Procure certificar também se o site que você está visitando funciona em ambientes seguros, e que as informações prestadas são criptografadas sendo assim uma dificuldade para se fazer interceptação. Então procure no endereço o “s”, isso garantirá que os dados pessoais não sejam roubados.
– Dica 4
Na quarta dica por segurança mantenha sempre atualizados os aplicativos. Boa parte dos navegadores emitem notificações para alertar os usuários de possíveis páginas suspeitas. Muitos antivírus possuem na sua configuração plug-ins para desempenhar essa função de monitorar sites maldosos.
– Dica 5
Nossa quinta e última dica para descobrir se um site é confiável ou não, é evitar computadores públicos, máquinas de lan houses, salas de computadores em colégios, faculdade e etc. As chances dessas máquinas estarem infectados por vírus que redirecionam os usuários a sites falsos são grandes.
Para descobrir se um site é confiável perceba que:
Você também pode evitar acessar qualquer site que venha a pedir informações pessoais, como site de compras, verificação de conta bancária, inscrições entre outros. Preste atenção também ao acessar redes sociais e login em serviços de e-mail em computadores e redes públicas.
Viu como é simples descobrir se um site é confiável mesmo?!
Leia Mais:
O que é Phishing e Como Ele Funciona?
7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet!
Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?
Serviço de Voz do WhatsApp é Cada Vez Mais Usado no Brasil!
Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!
5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!
Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin)! 🙂