Tempo de leitura: 3 minutos
Quer saber Como Limpar o Cache de Aplicativos Android? Então continue lendo o artigo. 🙂
Para que funcionem bem, os aplicativos do Android criam arquivos temporários que armazenam dados e aceleram seu funcionamento. Com o tempo, no entanto, esses arquivos temporários acabam congestionando o cache de seu aparelho, deixando o smartphone lento.
Para liberar espaço na memória interna do aparelho e garantir que ele funcione mais rapidamente, é importante limpar o cache de aplicativos. Você sabe como fazer isso?
Para ajudar os usuários de aparelhos Android que querem resolver esse problema, preparamos um tutorial com tudo o que você precisa saber para limpar a memória de seu dispositivo e tê-lo como se fosse novo.
Limpar o Cache de Aplicativos Android: Liberando memória do seu aparelho
Para limpar o cache de aplicativos, acesse as configurações de seu aparelho Android, vá até a seção dispositivos e clique em aplicativos.
Em seguida, basta selecionar o aplicativo que deseja limpar o cache e selecionar a opção para apagar os dados armazenados nesse tipo de memória.
Como o procedimento é realizado individualmente, é preciso selecionar os aplicativos um a um, limpando cada um deles.
Além de limpar o cache de aplicativos, essa funcionalidade dos dispositivos Android permite também ao usuário liberar espaço na memória do aplicativo, através da opção “limpar dados”.
==>>Como Economizar o Plano de Dados no Android?
Neste caso, é importante saber que informações como contas, configurações e progressos de jogos serão apagados. Caso queira realmente liberar esse espaço, basta clicar em “ok”.
Porque limpar o cache dos aparelhos Android?
Por se tratar de um depósito temporário de memória, onde são armazenadas diversas informações capturadas por aplicativos, a memória cache costuma ficar cheia rapidamente.
Quando está muito cheia, essa memória prejudica o funcionamento do aparelho, deixando o dispositivo muito lento.
Por isso, é importante fazer uma limpeza periódica do aparelho, para liberar espaço e melhorar o funcionamento do dispositivo.
Entretanto, apesar de positivo, o aplicativo só deve ser limpo quando começar a apresentar problemas recorrentes, como travamentos, ou o usuário precisar mesmo de memória.
Porque limpar os dados dos aparelhos Android?
Assim como o cache cheio, o excesso de dados armazenados em smartphones com sistema operacional Android pode deixá-lo lento e sem memória para realizar processos simples.
Quando isso acontece, é hora de apagar os dados dos aplicativos. No entanto, é importante saber que várias informações serão perdidas nesse processo, e sempre que você for utilizar um aplicativo que tenha passado por esse processo, será como se ele tivesse acabado de ser instalado.
Por isso, a limpeza de dados deve ser feita apenas quando o aplicativo se comporta de maneira estranha, com opções de acesso que não aparecem ou não respondem ou, ainda, para solucionar problemas de funcionamento de aplicativos que já tenham passado pela limpeza de cache e continuem apresentando problemas.
Assim como o cache, a limpeza de dados não deve ser feita diariamente, pois influencia o funcionamento de aplicativos, principalmente aqueles que tem contas ou progressos salvos, como jogos.
Conclusão:
Embora pareça complicado à primeira vista, limpar o cache de aplicativos é bem simples, e pode trazer efeitos positivos, desde que o usuário respeite todos os procedimentos.
Leia Mais:
Os 5 Melhores Aplicativos para Finanças Pessoais
Como Reinstalar o Android Original?
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest)