Tempo de leitura: 3 minutos
Você já viu algum vídeo por aí de um smartphone carregando o outro sem qualquer tipo de fio conectando os dois? Pois esse é o carregamento reverso.
Essa tecnologia sido apresentada por diversas fabricantes de dispositivos móveis. Contudo, muita gente tem dúvida sobre o funcionamento dessa inovação. E nesse post vamos explicar mais sobre o assunto. Confira!
Como funciona o carregamento reverso?
O carregamento reverso (reverse charging) funciona de maneira relativamente simples. Basicamente, é só encostar um aparelho no outro, tomando o cuidado para os pontos de transferência se encostarem diretamente.
Dessa maneira, é possível transferir a bateria de um smartphone para o outro. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia é o fato dela dispensar totalmente o uso de plugs e cabos.
Apesar de ser uma inovação que chama a atenção pela praticidade, é preciso ter em mente que assim como qualquer outra tecnologia ela possui seus prós e contras. E eles precisam ser levados em consideração.
Prós e contras do carregamento reverso
A reverse charging pode ser uma excelente alternativa. Contudo, é preciso levar em conta os contras delas antes de optar por um aparelho que tenha esse tipo de inovação.
Prós
Um dos principais prós dessa inovação é o fato de você conseguir ter uma fonte de energia para carregar o smartphone em situações emergenciais. Por exemplo, você está indo para casa, mas a bateria “morreu”, e agora você não consegue chamar um Uber.
Contras
Essa tecnologia também tem seus contras e limitações. Alguns modelos em específico, por exemplo, não permitem que o carregamento seja feito se o smartphone que vai fornecer a energia estiver com menos de 30% de bateria.
Outro contra é que dificilmente você conseguirá uma carga de 100% no mesmo período de tempo se estivesse carregando na tomada. Isso porque, o carregamento reverso pode levar até quatro vezes mais tempo para transferir a energia.
Além disso, a transferência não é feita em uma proporção igual. Por exemplo, se o seu amigo despendeu 20% da carga do próprio smartphone para carregar o seu, não quer dizer que o seu aparelho vai receber essa porcentagem.
Pesquisas apontam que a perde de energia pode ser entre 30% e 80%. Agora, multiplique essa porcentagem por milhões de aparelhos do gênero usando a tecnologia.
O desperdício energético é altíssimo. E levando em conta que a preocupação com o meio-ambiente está cada vez mais forte e necessária, é preciso admitir que esse tipo de inovação não é a mais ecologicamente correta.
O carregamento reverso é uma tecnologia que pode oferecer muitos benefícios. Contudo, é importante ficar de olho no que os especialistas dizem sobre o uso dela. O ideal é usar essa inovação apenas em situações emergências, e não tornar o uso dela padrão.
Leia Mais:
Como Transformar seu Smartphone em um Android Go?
Como Recuperar Arquivos Apagados no Android?
Como Instalar e Usar o Android no PC?
Como Transferir Dados do Android para Iphone?
Como Rastrear o Celular com Android!